18/03/2009

E é o serviço de saúde que temos...


Há coisas que me tiram do sério, anda aqui uma pessoa que mal se pode mover, e que faz um esforço enorme para trabalhar porque o serviço de saúde que temos é uma autêntica maravilha.
Os nossos hospitais funcionam assim; metem um acidentado com colar cervical numa maca, com medicação intravenosa, é empurrado por mil e um sítio, fica a conhecer o hospital todo, mas só os tectos porque está imobilizado, é feita a triagem, depois esperamos horas para ir para o raio x, antes de lá irmos somos empurados contra outras macas, contra paredes, somos levados para alas que nem deveríamos lá estar, finalmente fazemos os ditos raios x, esperamos mais umas horas, somos atendidos, e dizem-nos que temos de fazer TAC, continuamos a olhar os tectos brancos, a contar as luzes,a medicação termina, começam as dores, e continuamos imobilizados, sem comer, sem beber porque caso seja necessário cirurgia, por um simples gole de água temos de esperar mais 8 horas, sem sequer poder ir ao WC; o tempo vai passando, as dores aumentado. Resultado um ataque de pânico/ansiedade, alertamos auxiliares, enfermeiros...nada; deixamos de sentir os membros inferiores, depois os superiores, o coração bate a mil à hora e a solução é tentar se levantar para pedir ajuda, ainda levamos um raspanete por isso, e só quando se apercebem que já não sentimos nada, a respiração é ofegante, e o lado do coração está a inchar como uma bomba relógio é que nos socorrem, entretanto deixamos de respirar, apagamos e fazem-nos reanimação. O mais impressionante é que neste caso vi-me a mim própria ali deitada na maca e a pensar é isto acabou-se, não se sente nada, só nos passa pela cabeça o que fizemos e o que devíamos ter feito, nada mais.
Mas não acabou como pensei e vi, reanimaram-me e leveram-me a fazer o TAC. Depois de feito mais umas horas à espera. Tudo contabilizado passei 12h30m a olhar o tecto, de um lado para outro.
Passam-nos um atestado que nem dá até á próxima consulta, e lá vamos nós trabalhar de colar cervical e com distensão nos ligamentos da coluna e músculos.

Simplesmente fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário